Palestrantes

Palestra I – Conservação e o uso eficiente dos recursos naturais

Sérgio Xavier
É jornalista, ecologista e empreendedor da área de comunicação digital, atuando no pólo de inovação tecnológica do Recife - Porto Digital (Em março de 2011 licenciou-se da atuação empresarial para assumir cargo de Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco). É um dos fundadores do Partido Verde no Brasil e em Pernambuco. Já ocupou cargos executivos nacionais no Ministério da Cultura e Sebrae. Também atuou na Chesf, na Sudene e no terceiro setor. Em 15 de março de 2011 tomou posse como secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

Palestra II- O trópico semiárido brasileiro, gênese e ações antrópicas

Lucivânio Jatobá
Possui graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, geomorfologia, geografia física, ensino de geografia física e climatologia. É autor de diversos livros que abordam temas relacionados à Geomorfologia e à Geografia.

Mesa Redonda I -Transposição do Rio São Francisco
 

João Suassuna
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1974) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Coordenador do Núcleo de estudos e articulação do semiárido (NESA). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fitogeografia e Planejamento Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio-ambiente, recursos hídricos, salinidade, energia e alternativas de convivência com o Semiárido.


Sueny Carla da Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas / Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Desempenha atualmente atividades ligadas a pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente -PRODEMA na Universidade Federal de Pernambuco.

Fernando de Oliveira Mota Filho 
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco(1966), mestrado em Geographie Appliquée pela Université Libre de Bruxeles(1973) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco(2006). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco e Membro de corpo editorial da Revista de Geografia (Recife). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ecossistema, Metais Pesados, Contaminação, Chumbo, Belo Jardim.

Mesa Redonda II - Problemática da escassez de água no Nordeste
 

Doriel Saturnino de Barros
Natural de Águas Belas, pólo sindical de Garanhuns, é agricultor familiar. Iniciou sua militância como líder comunitário. Ingressou no MSTTR no ano de 1994, como delegado de base e foi eleito diretor do sindicato de trabalhadores rurais daquele município em 1997, tendo sido reeleito em 2000. Diretor da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares por dois mandatos, tem se destacado nas lutas e ações desenvolvidas pelos trabalhadores rurais pela reforma agrária. Sempre esteve presente em diversas ocupações de terras, nas BRs e no Incra. Liderança jovem, contribui com a organização da juventude rural no movimento sindical e tem uma excelente atuação política partidária em seu município, colaborando com as campanhas políticas do Partido dos Trabalhadores da região. Foi o diretor mais jovem à frente da Secretaria de Política Agrária na história da Fetape. Em 2006, esteve à frente das políticas públicas da Fetape, ocupando a vice-presidência. Em setembro de 2009, assumiu a presidência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

José Aldo dos Santos

Formado em Agronomia e mestre em Administração Rural pela UFRPE, coordenou o Centro de Desenvolvimento Agroecologico Sabiá e foi membro da coordenação estadual da ASA-PE, da coordenação executiva da ASA-Brasil e da coordenação nacional da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Faz parte do Comitê Integrado de Combate à Estiagem. É o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (CDRMS). Ingressou na atual gestão em janeiro de 2011, quando assumiu a Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar. Em junho de 2012, acumulou a gerência-geral do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (Prorural).

Palestra III - Perspectivas da Restauração Ecológica no Corredor de Biodiversidade do Nordeste
 

Severino Rodrigo Ribeiro Pinto
Pós - doutorando na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Diretor de Projetos do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN). É certificado pela Universidade da California, Berkeley em Manejo Sustentável de Ecossistemas pelo Programa de Lideranças Ambientais. Possui experiência na área de ecologia de comunidades vegetais e biologia da conservação. Os principais temas de sua pesquisa são mecanismos de manutenção de diversidade de árvores, serviços ambientais e restauração ecológica.


Mesa Redonda III – Produtos orgânicos e agroecológicos

Clóvis de Vasconcelos Cavalcanti
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1963), especialização em Teoria Econômica pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1964) e mestrado em Economia pela Yale University (1965) . Atualmente é PESQUISADOR SUPERINTENDENTE da Fundação Joaquim Nabuco. Atuando principalmente nos seguintes temas: Techonology.

Euzelina dos Santos Borges Inácio
Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2003), Mestre em Ciência do Solo, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutora em Ciência do Solo, pela Universidade Federal de Lavras onde participou do grupo de pesquisa em Pedologia e Química Ambiental e do Laboratório de Estudos da Matéria Orgânica do Solo e desenvolveu pesquisas relacionadas a caracterização e uso de resíduos orgânicos na agricultura, sequestro e emissão de CO2 em agroecossistemas. Atualmente, é Professor Adjunto I no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco.


Patrícia Vieira Tiago
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1999), mestrado em Microbiologia pela mesma universidade (2001) e doutorado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2011). Realizou pós-doutorado (PNPD - Institucional) na UFPE, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco, atuando na pesquisa de controle biológico da cochonilha do carmim da palma forrageira. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando nos temas relacionados ao controle microbiano de insetos e fisiologia e genética de fungos entomopatogênicos.


Palestra IV - Processo de eutrofização do Rio Capibaribe e áreas vizinhas 

Fernando Antonio do Nascimento Feitosa
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Produtividade Fitoplanctônica Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: estuário, fitoplâncton, hidrologia, composição e biomassa.

Mesa Redonda IV - Etnobiologia: conservação e uso da biodiversidade


Ulysses Paulino de Albuquerque
Concluiu o doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001, com realização de estágio no laboratório de etnobotânica da Universidade Nacional Autonoma do Mexico sob a supervisão do Dr. Javier Caballero. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde coordena o Laboratório de Etnobotânica Aplicada e dirige o Departamento de Biologia (2012-2016). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (2005-2008), sendo atualmente vice-presidente. Ainda foi vocal internacional da Sociedade Latinoamericana de Etnobiologia (2009-2010). Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Atua na área de botânica e antropologia ecológica, com ênfase em etnobotânica. Tem interesse especial voltado para a compreensão dos fatores que modulam a relação entre pessoas e plantas na interface ecologia e processos evolutivos. É membro do corpo editorial do Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine (Editor Substituto), do The Open Complementary Medicine Journal, do Ethnobotany Research and Applications, do Economic Botany (Editor Associado), Ethnobiology and Conservation (Editor Chefe) e European Journal of Medicinal Plants (Editor Chefe).

Antônio Rossano Mendes Pontes
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1989); Mestrado em Master of Philosophy - University of Cambridge, Inglaterra (1994); Doutorado em Doctor of Philosophy - University of Cambridge, Inglaterra (2000), e Pós-Doutorado em Biodiversidade - PPBio / INPA (2006). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco - Depto. de Zoologia (Lab. de Estudo e Conservação da Natureza). Suas publicações são na área de Ecologia e conservação de comunidades de Mamíferos de médio e grande porte, tanto na Mata Atlântica Nordestina (onde descobriu o Cebus queirozi Mendes Pontes e Malta, 2006 - o artigo mais acessado da Zootaxa em 2006, com 7.254 downloads); na Amazônia Ocidental, onde realiza inventários e estudos sobre densidade e biomassa de mamíferos de médio e grande porte (e.g. Mendes Pontes, 2004; 2006), quanto na Amazônia Central onde participou do programa PPBio, do INPA-MCT (Mendes Pontes et al., 2008). É membro da Comissão para Sobrevivência das Espécies e do Taxonomy Working Group, de Mustelideos, Viverrideos e Procionídeos - SSC, da União Internacional para Conservação da Natureza - IUCN. Autor do livro: Amazonia And Other Forests Of Brazil, pela Janus Publishing London (http://bookshop.blackwell.co.uk).


Palestra V - Água de areia: o tesouro na escassez
 

Ricardo Augusto Pessoa Braga
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1978) e doutorado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é conselheiro dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente de Pernambuco e professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Gestão de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, recursos hídricos, avaliação de impactos ambientais e políticas públicas.


Palestra VI - Potencial terapêutico da peçonha de animais
 

Miriam Camargo Guarnieri
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (1986), doutorado em Energia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (1992) e pós-doutorado em Química de Proteínas pela Universidade de São Paulo (2003). Professora adjunto 4 do Departamento de Zoologia da UFPE, credenciada no curso de Pós-Graduação em Biologia Animal da mesma instituição. Tem experiência em Zoologia Aplicada, com ênfase em Toxinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Obtenção e caracterização de compostos bioativos de animais peçonhentos; herpetologia e doenças infecciosas em serpentes.


Mesa Redonda V - Empreendedorismo ambiental
 

João Assis Scavuzzi Menezes
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (2004) e Especialisata em Gestão Ambiental pela Faculdade ESUDA (2008) e Mestre pelo CCB/UFPE (2012). Atualmente é Diretor de Consultoria da empresa FERMENTA - Biotecnologia Industrial & Meio Ambiente. Desenvolve pesquisa no CETENE/MCT no laboratório de biocombustíveis. Gerente de Produção da Empresa Biologicus. Atua principalmente como consultor em bioprocessos. - Industrias de Alimentos e Bebidas, Usinas e Destilarias do Norte-Nordeste e Centro-oeste. Atua na microbiologia de sistemas de tratamento de efluentes complexos em indústrias de segmentos diversos à adequação a legislação ambiental e implantação de sistemas de gerenciamento e implantação da série ISO14000. Palestrante sobre o tema Biomepreendedorismo e Biologia industrial.

Otacílio Antunes Santana
Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (2007). Fez estágio de doutorado ("doutorado sanduíche") na Georg-August Universität Göttingen (2006). Tem experiência na área de Ecologia, Modelagem estatística, Biometria Florestal e Educação a distância. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Ciências Biológicas (CCB), Departamento de Biofísica e Radiobiologia.

Raquel de Oliveira Santos Lira
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) tendo realizado mestrado Sanduíche na Escola de Administração da UFRGS (no projeto PROCAD n. 0158054 - UFPE/UFRGS). Graduada em Administração pela UFPE. Técnica em Turismo pelo CEFET-PE, tem interesse nas temáticas envolvendo políticas públicas, estudos organizacionais com foco em processos de gestão e relações de poder. Atuou como colaboradora junto à Rede dos Pontos de Cultura de Pernambuco - Programa Cultura Viva/ MinC (2006-2011), atualmente é Profa. Substituta do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE (2011-2013) e da FAMA (Escola Superior de Marketing).


Palestra VII – Direito Ambiental Marítimo
 

Ingrid Zanella Andrade Campos
Doutora e mestre em Direito na Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Professora da Pós-Graduação em Direito Marítimo e Portuário da Faculdade Mauricio de Nassau, Recife PE (FMN). Professora da Pós-Gradação em Direito Marítimo e Portuário da Faculdade de Direito de Vitória, Vitória ES. Presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/PE.


Palestra VIII - O Problema dos ataques de tubarão no litoral do Recife e medidas mitigadoras adotadas.
 

Fábio Hissa Vieira Hazin
Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE (1987); Mestrado (1991) e Doutorado (1994) em Marine Science And Technology/ Fisheries Oceanography, na Tokyo University of Marine Science and Tecnology; Pós-doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Altamente Migratórios, no Southeast Fisheries Sience Center/ National Marine Fisheries Service/ NOAA, Miami- EUA (2002); e especialização em Direito Internacional do Mar (2010), pela Rhodes Academy (Center for Oceans Law and Policy/ University of Virginia School of Law; the Aegean Institute of the Law of the Sea and Maritime Law; the Law of the Sea Institute of Iceland; the Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law; and the Netherlands Institute for the Law of the Sea). Atualmente é Professor Associado da UFRPE, no Curso de Engenharia de Pesca, e no Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aqüicultura, e na UFPE, no Programa de Pós-graduação em Oceanografia. Exerce atualmente as funções de: Vice-Presidente do Comitê de Pesca da FAO/ ONU (Food and Agriculture Organization of the United Nations); Presidente do Grupo de Trabalho sobre Organismos Marinhos Oriundos de Águas Internacionais (Introduction from the Sea), da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES); Representante Científico do Brasil junto a Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT); Presidente do Subcomitê Científico do Comitê Consultivo Permanente de Gestão de Atuns e Afins; Coordenador Geral Científico do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo; Representante do MEC no Comitê Executivo do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo; e Representante suplente da UFRPE no Conselho Gestor da APA de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e Arquipélago de São Pedro e São Paulo.


Mesa Redonda VI - Qualidade de vida e ambiental nas cidades

Alexandre Mesquita Paiva
Possui graduação em graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Atualmente é professor - Faculdades Unidas de Pernambuco e professor da Faculdade Boa Viagem. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Equipamento.

Sônia Valéria Pereira
Química Industrial com Doutorado em Botânica (UFRPE, área de concentração: Taxonomia, Fisiologia e Ecologia dos Ecossistemas do NE); docente do Mestrado Profissional em Tecnologia do ITEP. Atuação na área ambiental com ênfase em estudos ambientais, contaminação ambiental, gestão e auditoria ambiental e perícia judicial ambiental.

Cecília Patrícia Alves Costa
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, onde ministra as disciplinas: 'Política e Gestão Ambiental', 'Ecologia' e 'Ecopedagogia' para a Graduação e 'Lógica e Crítica ao método científico' para a Pós-graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA, UFPE). Também ministra cursos de extensão na área de "Gestão Participativa de Unidades de Conservação" e "Educação Ambiental Vivenciada". Desenvolve pesquisas na área de Ecologia, com os seguintes temas: educação e gestão para a sustentabilidade, distribuição da biodiversidade, rede de interações mutualísticas, dispersão de sementes e restauração florestal na Mata Atlântica.

Palestra IX – Vida seca

Mônica Cox de Britto Pereira

Doutora em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA-UFRRJ (2006), Mestre em Ciências Biológicas pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro - UFRJ, Graduada em Ciências Biológicas - Ecologia pela UFRJ. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, do Departamento de Ciências Geográficas, do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFPE, do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFF, atuando nas seguintes áreas: Agroecologia, Construção do Conhecimento Agroecológico, Epistemologia Ambiental, Sociedade e Natureza, Reforma Agrária e Meio Ambiente, Conflitos Sócioambientais, Agricultura e Unidades de Conservação, Campesinato, Movimentos Sociais, Populações Tradicionais, Ordenamento Territorial e Ambiental.

 
SMACCB © 2012 | Designed by JD, in collaboration with UrbanLife, JD and EmergentGroup